Com um mercado digital tão concorrido, estar bem divulgado na internet se tornou essencial para que sua marca possa vender mais. Uma pesquisa da comScore, constatou que 74% dos usuários brasileiros de internet pesquisam na rede sobre produtos antes de comprá-los offline. Por esse motivo cada vez mais pessoas têm buscado ajuda profissional para melhorar o posicionamento da própria marca na web.

Muitos contratam agências digitais para guiar suas ações na internet, mas será que somente contratar uma agência de marketing digital é o suficiente para trazer mais clientes para sua marca? Este artigo vai te ajudar a encontrar a melhor opção de profissionais para te guiar pelos caminhos de sucesso na internet.

O que faz uma agência de marketing digital?

A principal função das agências de marketing é a criação de estratégias de comunicação digital e execução delas. Geralmente definir a forma de comunicação é a única atividade desempenhada por elas, deixando grande parte do marketing fora no plano geral.

Muitas empresas não atuam em funções chaves para a marca e acabam por não atender completamente as necessidades do cliente. Algumas funções vitais como colocar o preço nos produtos, ou a criação de conteúdos relevantes que atendam a demanda do público não são eficientemente aproveitados.

Uma boa vantagem é que quando você contrata uma agência de marketing eficiente, terá a sua disposição diversos profissionais que poderão te auxiliar na aplicação das principais estratégias.

O problema é que pessoas com pouco conhecimento de marketing digital não conseguirão mensurar a efetividade das ações de comunicação desempenhadas pelas agências. A verdade é que para entender se as estratégias estão funcionando ou não, você terá que ter ao menos um pouco de domínio sobre marketing digital.

Uma desvantagem é o distanciamento entre a agência e o cliente, são poucas empresas que fazem um acompanhamento mais íntimo. O principal problema dessa distância é a criação de estratégias superficiais que não acompanham os objetivos principais do cliente.

Apesar de ser uma boa maneira de melhorar sua presença digital as agências de marketing digital por si só na maioria dos casos, não vão te trazer tudo o que sua empresa precisa para crescer.

Mas qual é a outra opção?

O que fazer quando as agências de marketing não puderem dar conta de responder os seus principais objetivos? Quais são as outras opções para conseguir posicionar sua marca de maneira eficiente no mercado? A consultoria de marketing digital talvez seja a solução que você procura!

Consultoria de marketing

A consultoria de marketing é voltada especialmente para a parte de planejamentos das estratégias usadas por você na web. Ter um consultor poderá trazer muitas experiências positivas para seu negócio.

O que uma consultoria de marketing digital pode trazer para você? Sabe aquela montanha de informações que a internet fornece sobre sua empresa todos dias e você não entende quase nada? Um consultor de marketing com certeza poderá te ajudar a entender e te direcionar a tomar as melhores a partir dessas informações em diversas áreas do seu negócio, como por exemplo:

ROI

O trabalho do consultor é mostrar os melhores caminhos para explorar e te colocar a par de todo cenário digital que sua empresa está inserida. Com isso a possibilidade de assertividade não somente na comunicação como em outras estratégias são alavancadas dando oportunidade de aumentar o seu ROI (Retorno sobre investimento).

A mensuração do ROI é uma das questões mais difíceis na hora de utilizar um bom marketing e um bom consultor vai simplificar tudo isso para você. Um controle dessa ferramenta lhe economiza um bom dinheiro e vai permitir decidir qual o canal de comunicação mais rentável.

Know How

Outro excelente benefício da consultoria de marketing é o Know How, “Saber como fazer”,o famoso conhecimento na prática. Todos os números e gráficos que são relevantes para sua marca serão transformados em informações úteis para as estratégias de marketing que você vai utilizar.

Com isso você terá vantagem sobre os seus concorrentes, pois saberá o que fazer com todos os dados, o que muitas empresas não sabem.

Você aprende marketing digital

Um bom consultor tem aptidão de responder todas as suas dúvidas referentes ao mercado digital graças a sua experiência. Além disso, com tempo você irá se familiarizar com toda a informação e se tornará capaz de gerir sozinho sua empresa. Mesmo após o consultor sair do aconselhamento da sua marca, todo conhecimento adquirido no processo será reutilizado para outras campanhas de marketing futuras.

Qual é a melhor escolha para sua empresa?

A resposta varia muito, a escolha de um ou de outro, ou ambos é difícil, porém um fator importante a ser considerado nesse momento é o quanto você entende sobre marketing digital.

Outro fator é verificar qual é a real capacidade de produção da sua empresa, isso vai indicar se você precisa de mais suporte na parte de planejamento ou na parte de execução das tarefas.

Não é incomum também contratar ambos os serviços. O que vale ressaltar é que a consultoria parte muito mais para o lado de planejamento e as agências execução. Não é raro também ver consultores que oferecem ambos serviços oferecem apoio tanto na parte de organização de estratégias como na parte de aplicação delas.

Assim como tem algumas agências que fazem os dois trabalhos, mas geralmente ficam só na parte de comunicação.

O importante é não negligenciar a atuação da internet no cotidiano do seu cliente. Tenha em mente que escolher um desses serviços será em elo de ligação para produzir melhores conteúdos para ele, tornando-os mais assertivos e melhores engajadores.

Não estar bem posicionado na internet pode ser o fator mais prejudicial para sua marca, afinal, os brasileiros são muitos adeptos do uso da web. De acordo com uma pesquisa feita pela Pnad C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, o Brasil já tinha 116 milhões de pessoas conectadas na internet, cerca de 65% da população, hoje esse número só aumenta.

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