Como aumentar clientes em meu consultório
Como aumentar clientes em meu consultório.

Com um crescente uso de ferramentas de marketing digital por consultórios e o potencial desses instrumentos, quando usados no ramo de saúde, sendo cada vez mais vistos como forma de aumentar o alcance digital, não é atoa que diversos profissionais da área tenham interesse em trabalhar com estratégias de marketing digital com a intenção de aumentar o número de clientes no consultório.

Este artigo lhe trará alguns indicadores para alavancar a autoridade do seu consultório com dicas para mudar o jeito da sua empresa se relacionar na internet com seu público-alvo. Há diversas formas eficientes e comprovadas, por isso, lhe traremos as mais importantes e simples de serem executadas.

Google meu negócio para aumentar o número de clientes no consultório

Talvez uma das etapas mais importantes ao trabalhar o marketing digital do seu consultório é criar uma conta no Google Meu Negócio. É um serviço que facilita a pesquisa da sua marca nas buscas orgânicas e permite um controle de métricas com infinitos benefícios, tanto para conhecer seu público-alvo, como ver rotas utilizadas para chegar ao seu consultório. Ele também é usado para a avaliação do consultório, com comentários, visualizações, ou seja informações que são essenciais para a criação da melhor estratégia de marketing.

Se você tem um consultório, esse é o primeiro passo para aumentar o seu alcance na internet.

Quando um potencial cliente buscar qualquer assunto relacionado ao seu nicho de mercado no local em que seu consultório se encontra, seu nome será visto com mais facilidade. O próprio Google dará como resposta principal desde de que sua página possua conteúdo relevante. Coloque fotos interessantes do espaço, conteúdo de mídias sociais, inclusive a qualidade das imagens é importante nesta parte da construção do seu perfil.

A principal vantagem dessa ferramenta Google Meu Negócio é que é gratuita e não possui a necessidade de um link de site, ou blog, apesar de ser recomendado ter um.

Para se cadastrar no Google meu negócio é fácil e requer apenas confirmar informações da sua empresa, endereço, telefone, esse tipo de informação relevante ao público-alvo.

Não se esqueça de manter suas informações atualizadas no Google!

Tudo o que pode ser útil de informação sobre sua empresa tem de ser de fácil acesso ao seu público. O telefone é uma das informações mais importantes para a comunicação do cliente com a empresa, muitas pessoas procuram o número em pesquisas orgânicas, imagine a frustrante experiência de um cliente em potencial ao ligar para o número do seu perfil e não conseguir por estar desatualizado, seria ruim para o potencial comprador do seu serviço e seria ruim para você por perder um possível paciente.

Utilizar corretamente o WhatsApp

O aplicativo de mensagens instantâneas é quase que obrigação dos consultórios atualmente, por isso alguns erros são cometidos afetando a utilização correta dessa ferramenta tão útil.

Alguns desses erros podem estar minando a imagem da sua marca, então muita atenção, algumas atitudes são inaceitáveis como: realizar diagnósticos, expor fotos de outros pacientes, cobrar por consultas em aplicativo.

Algumas formas de interação via WhatsApp são: oferecer dicas de saúde, responder dúvidas sobre tratamentos. E claro, em casos de urgência médica sempre incentive o paciente a procurar uma unidade médica presencial.

Trabalhe com E-mail marketing

O e-mail marketing é outra maneira eficiente de aumentar o número de clientes em seu consultório já que a comunicação se faz direta entre a clínica e o cliente.

Entenda que o quero trazer não é que faça uma mensagem padrão e envie para todo mundo, como fosse um spam. Entender que enviar mensagens mais personalizadas aproxima a marca ao cliente, compreender que a posição do seu público no funil de vendas influencia totalmente o conteúdo da mensagem. O grau de engajamento com a marca em que se encontra, uma pós-venda também é um dos melhores meios de alavancagem e fidelização de clientes.

O custo de utilização de e-mail marketing é relativamente baixo pelo potencial de atingir o público certo com o conteúdo apropriado e o mais pessoal possível.

Solicitar feedbacks do atendimento, limpeza, pedir sugestões através do e-mail pós-consulta é outro hábito positivo na fidelização.

Além desses benefícios com e-mail marketing, você poderá fazer o controle todo na agenda e enviar lembretes para os clientes.

Invista em mídia paga: anúncios digitais

Apesar de ser pago, os anúncios são ótimas opções para alcançar de forma direta o seu público-alvo. Os anúncios que ficam no topo da página de busca são ótimas escolhas na hora de aumentar o seu alcance.

Eles funcionam por meio de palavras-chave com você tendo o controle sobre o investimento aplicado na ferramenta, já que você paga por acessos aos seus anúncios, se ninguém clicar neles você não paga.

A ferramenta se chama Google Adwords e é um diferencial no momento do seu público encontrar seu consultório entre outros na internet.

O outro principal instrumento é o Facebook Adwords, diferente do Google Adwords, nele você cria uma campanha com base em dados do seu público-alvo, como por exemplo: “mulheres, entre 44 e 64 anos, que moram em São Paulo”. Outro aspecto é a colocação de objetivos no anúncio, após isso você só precisará definir quanto investir e por quanto tempo.

Estratégia de redes sociais para aumentar o número de pacientes

A sua presença nas redes sociais é a melhor forma de conexão e a melhor forma de criar um relacionamento entre a marca e o paciente.

O foco do relacionamento com o cliente é a fidelização, criar uma conexão de forma que o paciente lembre sempre dos seus serviços e indique a outras pessoas.

Reter um cliente é mais barato do que conquistar um novo, invista em relacionamento e seu negócio terá uma garantia de futuro à longo prazo.

O segredo está em simples hábitos como: responder comentários, criar campanhas para fazer seu público interagir com a marca… essas ações feitas em conjunto fornece grandes recompensas.

Preserve a parte física do negócio

Além do cuidado digital, alguns cuidados são obrigatórios para ter um alcance digital eficiente e proporcionar a melhor experiência possível para o cliente no espaço do consultório.

O ambiente físico tem que ser o mais confortável possível, dentro do seu orçamento é claro, negligenciar isso é suicidar o seu negócio, para ter sucesso você não vende serviços e bens, vende experiências positivas.

O atendimento é outro diferencial para criar a melhor experiência possível para seu cliente. Boas experiências estão em todas as fases da sua estratégia de marketing, orientar cordialidade dentro do consultório e atenção aos detalhes é uma ótima forma de desenvolver sua marca.

Além do feedback por e-mail, peça feedbacks pessoalmente quando oportuno e esteja atento às reclamações.

O marketing de conteúdo irá lhe trazer mais clientes, por isso a parte física do seu negócio tem de ser igualmente estruturada. Não deixe somente o conteúdo na internet, coloque algumas informações relevantes na sala de espera, curiosidades, avisos importantes, tudo com uma visão bem limpa. Mantenha as instalações sempre bem preservadas, procure entregar sempre mais do que lhe foi pago, parecem óbvias essas dicas, mas são cruciais num momento importante do marketing digital.

Concluindo, tenha em mente alguns principais aspectos. O primeiro é criar um perfil do Google meu negócio, isso é fundamental para as outras ferramentas terem eficiência, alinhado a isso mantenha suas informações atualizadas, conteúdos atualizados e formas de contato também. Não cometa os erros citados quando utilizar o WhatstApp, eles podem minar sua imagem profissional.

O e-mail marketing é a forma de personalizar o atendimento digital ao seu cliente, utilize-o também para marcar consultas, felicitações de aniversários e conteúdos mais longos.

Os anúncios pagos trazem oportunidade de encontro com seu público com mais assertividade e frequência, leve em consideração que as redes sociais disponibilizam diversas ferramentas de relacionamento com o cliente, utilize-as principalmente para uma interação mais instantânea.

Por último, cuide do seu negócio físico tanto quanto digital, tente sempre e melhore a cada experiência.

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