O WhatsApp é uma plataforma social muito utilizada atualmente, cerca de 1 bilhão de usuários trocam mensagens todos os dias através do aplicativo. Hoje a rede tem mais usuários do que o Instagram, Twitter e LinkedIn juntos. Com esse vulto grande de atividades, alguns empreendedores enxergaram uma grande oportunidade de negócio, principalmente visando facilitar a comunicação, sendo ponte entre empresas e clientes.

Segundo uma pesquisa de varejo online, realizada pela Sebrae e a e-commerce Brasil, o WhatsApp é a ferramenta utilizada para o fechamento de 35% das vendas online e esse número cresce mais todos os dias.

Agora que temos a noção do potencial de vendas que a rede possui, temos que ter em mente que não são todos que conseguem êxito nesta empreitada, apesar de ser uma ótima ferramenta, somente manuseando de forma correta garantirá sucesso ao seu negócio.

Vale lembrar alguns cuidados importantes na hora de vender pelo WhatsApp.

O primeiro deles é o trato com o cliente, ainda que a rede seja muito utilizada para conversas informais, na hora da venda uma linguagem mais profissional é o ideal. Tenha sempre em mente a forma ideal de tratar o seu público-alvo, isso lhe dará base suficiente para desenvolver uma conversa profissional e leve para ambas as partes.

Como conseguir o contato do seu público?

Outro ponto importante é a forma de capitação dos números dos seus clientes. A primeira impressão é a chave aqui! Destaco aqui duas formas principais de aquisição dos números.

A primeira é a divulgação, esse é o melhor método para a maioria das empresas, o método consiste em não pedir qualquer informação ou o número do potencial cliente. Na verdade, você divulga o seu número dando as pessoas a opção de adicionar ou não, é uma dica muito boa.

O cliente adicionará seu número e ele mesmo irá interagir com você, iniciando-o no funil de vendas. Isso só se dá por algum interesse que você despertar nele,  o seu público-alvo te encontrará com mais facilidade convertendo a conversa em venda com mais naturalidade, já que houve a procura do cliente pelos serviços, ou produtos da marca.

A outra maneira é a forma de pergunta, ao invés de divulgar o número da sua empresa você pergunta o número do potencial cliente recompensando com alguma informação.

Entre as duas formas que destaquei, essa se destaca negativamente por ser uma maneira mais trabalhosa e de difícil execução. A proposta tem que ser a mais estruturada e personalizada possível para obter sucesso nesta escolha de divulgação.

A vantagem aqui é a eliminação de uma das fases do processo da compra que é a iniciação. Diferente da forma anterior que o usuário tem a grande responsabilidade de interação inicial no processo, aqui isso não acontece. A principal dificuldade é realmente a forma de captar a atenção da persona para que envie o número de contato, porém a chance de conversão em vendas, se bem feita, é maior.

Usar listas de transmissão é muito útil!

Seria exaustivo encaminhar mensagem um a um, além de mostrar que a mensagem foi encaminhada e não preparada individualmente ao destinatário.

A lista de transmissão foi desenvolvida para resolver esse problema, você simplesmente cria uma lista com as pessoas que desejar, escreve a mensagem e envia. Essa técnica é muito benéfica na divulgação de promoções e novos produtos.

As vantagens da versão Business

Assim como o Instagram, que o usuário pode escolher possuir um perfil comercial, o WhatsApp também possui uma função parecida. O WhatsApp Business para empresas e pequenos negócios. Com esse perfil, o cliente que interage com você saberá que está lidando com uma empresa pelas informações disponíveis no perfil de cadastro.

A função principal do Whatsapp Business é oferecer métricas importantes como mensagens enviadas, lidas e recebidas que lhe dão uma noção geral da fluidez da comunicação.

Outro bom serviço é o de etiquetagem dos clientes, que possibilita a tags como “pagamento pendente”, “pedido finalizado” que trará controle de pedidos. Outra função é a opção de definir com número fixo o seu registro no aplicativo.

A forma de propaganda no WhatsApp é outro aspecto que se usado com moderação traz bastante resultados para suas vendas na rede. O cuidado aqui é a forma de propaganda utilizada e a frequência. Se basear seu negócio somente em propaganda para WhatsApp terá problemas, essa é uma das ferramentas que tem que ser utilizada junto às outras deste artigo para se obter retornos ao negócio.

Não faça propagandas exageradas via WhatsApp

O destaque na parte de propaganda é o mesmo de outros mercados digitais normais, o marketing de conteúdo, que se mostra a melhor forma de engajamento da persona definida.

Trazer conteúdo relevante deverá ser sua maior preocupação. Um grande exemplo é de um agente de viagem que fornece somente informações da venda de pacotes, passagens, hotéis, ou seja, as mesmas informações que a maioria disponibiliza, é maçante e não atrativo para clientes em potencial.

Oferecer informações dos lugares mais visitados, curiosidades de alguns destinos, as formas de prevenção de problemas com malas, essa é a entrega de conhecimento relevante na vida do seu público-alvo.

A escolha das imagens e vídeos que serão usados é crucial nas mensagens, não deve ser descuidada. Uma má resolução poderá arruinar uma promoção inteira. Imagens informais demais também são perigosas, aposte sempre em qualidade e subjetividade com o público desejado.

Cronograma de mensagens é outra ação de marketing muito eficiente, ideal para estar sempre em contato com os clientes e controlar o volume de mensagens enviadas, visualizações, aberturas, informações importantes na montagem de campanhas.

Você poderá o usar os diferentes níveis do funil de vendas para direcionar mensagens mais assertivas e personalizadas para cada estágio, desde o cliente com dúvidas do produto ou serviço até o que já está pronto para a venda.

Definir uma mensagem pós-venda é outra utilização do WhatsApp e deverá ser colocada no cronograma sempre procurando a fidelização do consumidor do seu produto ou serviço.

Definir em que posição o cliente está na hora da venda aumenta o grau de intimidade com a marca, já que a sua mensagem será de acordo com a necessidade do momento, alguns querem simplesmente saber formas de pagamento, outros informações sobre o produto, o relevante é sempre responder de acordo ou mais do que lhe é perguntando na comunicação pelo WhatsApp.

No final de tudo, as suas vendas dependerão principalmente do conhecimento do seu público-alvo. Esse é o princípio de tudo nas vendas pelo WhatsApp! Sabendo disso você poderá colocar suas ferramentas para atingir aquela persona, isso facilita todo o trabalho.

Concluindo, o trato com o cliente é importante para ganhar o respeito profissional e usar o gatilho de autoridade.

A estratégia que irá utilizar para captar números é importante.

Listas de transmissão são uma outra sacada que te aproxima do seu cliente final, com elas a comunicação fica mais personalizada e a conversa leve para concluir a venda. Nunca utiliza grupos, além de serem ineficientes são impróprios já que uma conversa com um cliente poderá ser visualizada por outro.

Usar o perfil comercial é um dos pontos simples e necessários para todo negócio no WhatsApp ter sucesso. Além de gerarem uma imagem profissional da sua empresa, lhe disponibilizará funções ótimas, como a análise de métricas, para o controle geral das suas mensagens, tanto recebidas como enviadas. A colocação das tags, anotando um cliente em “pagamento pendente” ou “pedido finalizado” ajudará muito no controle.

Muitas pessoas pensam que a propaganda no WhatsApp é ruim, porém quem a utiliza de forma moderada e de forma que seja com um bom conteúdo para seu público sabe o poder que ela possui no WhatsApp.

Utilize sempre o marketing de conteúdo com um público-alvo definido e com toda a certeza terá ótimas campanhas promocionais, atingindo em cheio a demanda do seu público-alvo.

O cronograma de mensagens lhe faz atingir diretamente a persona que lhe interessa, nas diferentes fases do funil de vendas, o que mais uma vez aproxima a marca ao cliente. Então sempre antes saiba seu público-alvo e utiliza essas técnicas para aumentar as suas vendas no WhatsApp.

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